Industrializados e intestino
- Giulia Gamberini
- 5 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O QUANTO O QUE A GENTE COME AFETA O NOSSO INTESTINO E SAÚDE?

Preciso situar vocês de algumas coisas:
Dentro do seu intestino existe um mundo de micro-organismos. Esse "mundo é chamado de MICROBIOTA. Sabe o que era"flora intestinal"? É a mesma coisa, só que mudou de nome.
O intestino é o principal local de absorção de nutrientes, vitaminas e água e a digestão de proteínas, lipídios e carboidratos no intestino é facilitada pelas enzimas e pelas bactérias "boas".
No intestino, seus micro-organismos mudam de acordo com:
- O que damos a eles (como componentes encontrados em alimentos e bebidas, etc.)
- A que os expomos no ambiente intestinal, como toxinas ou substâncias do nosso sistema digestivo (ácidos biliares, colesterol, etc.).
Os fatores são tão fortes que as alterações acontecem independente da genética e alterar o sistema imune, LEVANDO À DIVERSAS CONSEQUÊNCIAS!
Os alimentos industrializados são os campeões em potencial de alteração de microbiota intestinal por vários motivos:
- Por serem altamente calóricos;
- Ricos em gorduras e açúcares, e
- Ricos em aditivos químicos.
O QUE SÃO ADITIVOS QUÍMICOS?
São substâncias usadas para imitar ou aprimorar as qualidades sensoriais dos alimentos, ou para disfarçar aspectos desagradáveis do produto final.
VAMOS AOS FATOS DOS MALEFÍCIOS DOS INDUSTRIALIZADOS AO INTESTINO:
1) Uma dieta rica em açúcares simples e gorduras altera o microbioma intestinal de uma maneira que contribui para o aumento do tecido de gordura.
2) Os emulsificantes alimentares prejudicam a função da barreira intestinal (proteção da parede do intestino), contribuem para o aumento da permeabilidade da camada intestina, promovem o aumento da translocação de bactérias do intestino para a corrente sanguínea;
3) Causando esse aumento da permeabilidade, causam um estado de baixo grau de inflamação, intolerância à glicose o aumento do risco de doença inflamatória intestinal (DII) e síndrome metabólica;
4) O aumento da concentração de NaCl (cloreto de sódio) induziu a produção de citocinas inflamatórias. Em estudos, a dieta rica em sal exacerbou os efeitos de colite;
5) Aditivos também demonstraram ter um impacto danoso na microbiota intestinal, diminuindo os níveis de Lactobaccilus e a produção de ácidos graxos de cadeia curta (substâncias benéficas);
6) O consumo de maltodextrina, um carboidrato muito presente em industrializados exacerba a inflamação intestinal. Os mecanismos por trás dos efeitos danosos da maltodextrina envolveram a diminuição do muco protetor.
7) Além disso, pesquisadores afirmam que a 'palatabilidade intensa' alcançada pelo alto teor de gordura, açúcar, sal e outros aditivos (juntamente com outros fatores como marketing) incentiva o consumo excessivo desses alimentos, criando um ciclo vicioso difícil de sair.
Não pensa duas vezes para iniciar e continuar nesses 15 dias sem industrializados com a gente.
Comments